1.1.1.1 é o DNS público da Cloudflare que promete rapidez e privacidade.

Lançar algo em 1º de abril vai sempre fazer a gente perguntar se aquilo é sério ou não, razão pela qual a Cloudflare teve que deixar claro já no título do anúncio oficial que não estava brincando: a companhia tem agora um serviço de DNS disponível para todo mundo. Só não é fácil decorar os endereços: 1.1.1.1 e 1.0.0.1.

Gustavo Luppi por Gustavo Luppi dia

1.1.1.1 é o DNS público da Cloudflare que promete rapidez e privacidade.

Lista VIP Rapid Cloud

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR

1.1.1.1 é o DNS público da Cloudflare que promete rapidez e privacidade.

A Cloudflare possui um dos serviços de entrega de conteúdo (CDN) mais usados no mundo, atendendo a milhões de sites (incluindo a Rapid Cloud) que buscam ali mais segurança (proteção contra ataques DDoS, por exemplo) e carregamento mais rápido de páginas.

O novo serviço também traz promessa de mais desempenho. Basicamente, o DNS tem a função de indicar qual o endereço IP de um site. Se o servidor de DNS estiver lento ou cair (aconteceu com o Google Public DNS no ano passado), o acesso a determinado site demorará ou não vai ser possível naquele momento. Por outro lado, um servidor de DNS rápido e estável torna o processo bem mais ágil, obviamente.

No site oficial — no endereço https://1.1.1.1, olha só —, a empresa menciona testes que mostram que o seu serviço de DNS obteve 14,8 ms no tempo de resposta contra 20,6 ms do OpenDNS (da Cisco) e 34,7 ms do Google Public DNS. Os índices mais recentes estão no DNSPerf, site responsável pelos testes.

Além da velocidade, a Cloudflare promete privacidade ao eliminar os registros de log do usuário a cada 24 horas e se comprometer a não coletar dados referentes a hábitos de navegação que poderiam ser repassados a terceiros.

1.1.1.1 é o DNS público da Cloudflare que promete rapidez e privacidade.

Matthew Prince, CEO da Cloudflare, explica que o novo serviço é resultado de uma parceria com a APNIC, organização sem fins lucrativos que tem entre suas funções gerenciar IPs na Ásia Pacífico. A parceria esteve focada desde o início no desempenho e segurança, de acordo com o executivo.

Entre os recursos complementares estão suporte a DNS-over-TLS e DNS-over-TLS, e auditoria dos sistemas pela KPMG para garantia da privacidade.

Ah, a companhia também explicou a escolha de 1º de abril para o anúncio: a data está relacionada ao fato de o endereço primário (1.1.1.1) ter quatro números um (1/4). Ok, então.

Para usufruir da novidade, basta configurar o seu roteador, dispositivo móvel ou computador com o endereço 1.1.1.1 como primário e 1.0.0.1 como secundário. Saiba aqui como mudar o DNS no Windows e macOS.

Fonte: Tecnoblog

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

X

Informe seus dados de acesso a Central do Cliente nos campos abaixo:

E-mail de Acesso: *
Senha: *
X

Entre para nossa Lista VIP e Receba conteúdos semanalmente

Entre para nossa Lista VIP e Receba conteúdos semanalmente

  Clique Aqui

Nossos Clientes

+ de 1000 projetos e cases de sucesso utilizam nossa infraestrutura

Upinside Treinamentos Windersson Nunes Ocana Digital Agency Neppo - Soluções em TI Padre Fábio de Melo Diário de Olimpia Ceteb Felipe Neto

Parceiros

Juntos somos mais fortes! Parceiros que somam para entregarmos a excelência

cPanel
Lite Speed
CloudLinux OS
OVH - Innovation For Freedom
Imunify 360
CloudFlare