Aumento de Preço do cPanel: Com isso irá nos impactar?

cPanel adota uma nova estrutura de preços e licenças baseada em contas, elevando extremamente o custo final das licenças para todos os provedores web e parceiros.

Gustavo Luppi por Gustavo Luppi dia

Aumento de Preço do cPanel: Com isso irá nos impactar?

Lista VIP Rapid Cloud

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR

Ao longo de mais de 20 anos, o cPanel desenvolveu-se e conquistou uma legião de clientes e parceiros, fazendo dele uma das principais ferramentas de controle de contas e recursos no segmento de hospedagem de sites. Empresas de todos os portes, das menores às maiores, usam o cPanel em sua infraestrutura de servidores, como é o caso da Rapid Cloud, que sempre o usou por representar uma opção reconhecida em termos de custo X benefício. Mas este panorama está sob ameaça, em função de mudanças drásticas no licenciamento.

Somos parceiros da cPanel há quase meia década, mas quando a cPanel foi adquirida pela Oakley Capital no ano passado, sabíamos que as mudanças estavam chegando. Sei que este não é um assunto muito legal para discutir, gostaria de estar escrevendo sobre novidades, tecnologias ou qualquer outra coisa, mas infelizmente este assunto veio à tona no dia 27 de junho e temos que falar sobre o mesmo. Esta mudança impactará todos os provedores, revendedores e clientes, seja aqui na Rapid Cloud ou em qualquer outra empresa, afinal, a cPanel tem uma fatia considerável do mercado, cerca de 70% para ser mais exato.

O que muda com a nova política de licenciamento do cPanel?

No dia 27 a cPanel anunciou um enorme aumento de preço e uma mudança completa em seu modelo de faturamento, adicionando uma camada adicional de faturamento por conta. Ou seja, os valores agora serão baseados no número de contas que você possui hospedada em seu ambiente, sendo cobrado o valor da licença base mais um adicional por conta cPanel criada. Enquanto pequenos aumentos de preço são esperados, eu não acredito que alguém espere que os aumentos médios de preço cheguem a 100% (a média entre nossa base de usuários), duplicando o preço da licença. Além disso, com as mudanças no modelo de preço, vimos usuários observando aumentos de preços próximos de 20x, forçando-os a reavaliar todo o seu modelo de negócios. Além disso, os clientes devem abordar essa alteração completa em menos de dois meses.

Ainda não sabemos ao certo qual será o valor final das licenças e dos adicionais para os parceiros, porem o valor base para qualquer um que quiser acessar o site da cPanel e adquirir uma licença é de inicialmernte 20$ para hospedar apenas 5 sites, detalhe que esta licença de 20$ pode ser utilizada apenas em ambientes virtuais. Para hospedar 100 sites ou mais, seja em um ambiente virtual ou servidor dedicado, o custo é de 45$ + 0,20$ por site adicional hospedado. Para nós, este é um valor extremamente alto, principalmente com a cotação do dolar atual.

Esta mudança veio sem nenhum aviso prévio para possíveis ajustes ou adaptações, e está impactando de forma negativa em todo mercado de hosting no mundo. 

Nós estamos desde o início de nossas atividades buscando aprimorar nossos serviços, desde o hardware até todos os addons que foram adicionados ao longo dos anos, sem falar no aumento do dolar do início até os tempos atuais. Tudo isso sem reajustar os valores de nossos serviços ou reduzir a capacidade dos planos. Mas infelizmente chegou um ponto no qual teremos que ajustar as coisas para podermos continuar a progredir junto com nossos clientes, sendo totalmente transparentes.

Em breve publicaremos novas informações e lhe comunicaremos por e-mail como ficarão os reajustes, estamos aguardando um repasse oficial da cPanel para os parceiros.

Para os clientes de CLOUD e VPS que não optarem pelo uso do cPanel após os valores divulgados, ressaltamos que existem painéis grátis como alternativa, não completos como o cPanel, mas que podem ajudar a reduzir os custos. Vale ressaltar que somente clientes que possuem mais de 100 contas cPanel no ambiente é que serão mais afetados, abaixo disso o reajuste não levará grandes impáctos.

Nos serviços de hospedagem e revenda que oferecemos, infelizmente não há como mudar para outro painel, e por este motivo o custo destes serviços serão reajustos em breve.

Link do anúncio oficial da cPanel: https://blog.cpanel.com/announcing-account-based-pricing/ 

Ressalto que nós estamos buscando oferecer sempre os melhores custos benefícios para nossos clientes, por este motivo estamos há vários anos sem reajustar os valores de nossos serviços. Faremos de tudo para que os impáctos deste aumento seja mínimo para todos.

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

X

Informe seus dados de acesso a Central do Cliente nos campos abaixo:

E-mail de Acesso: *
Senha: *
X

Entre para nossa Lista VIP e Receba conteúdos semanalmente

^

Entre para nossa Lista VIP e Receba conteúdos semanalmente

  Clique Aqui

Nossos Clientes

Projetos e Construção de Cases nos mais diversos segmentos.

Upinside Treinamentos Windersson Nunes Ocaña Digital Agency Intelecto Padre Fábio de Melo Diário de Olimpia Ceteb