Monitoramento Proativo com Zabbix

Diferente dos monitoramentos reativos, que apenas informam se o serviço está online ou não; o nosso Monitoramento Proativo Zabbix acompanha o que acontece no ambiente do cliente, registra tudo, disponibilizando relatórios e gráficos, e gera alertas que ajudam com antecedência na identificação e prevenção de desatres que podem causar indisponibidade do ambiente.

Gustavo Luppi por Gustavo Luppi dia

Monitoramento Proativo com Zabbix

Lista VIP Rapid Cloud

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR

Vamos imaginar que você gosta de caminhar ou andar de bicicleta. Certo dia, você acorda, vê que o céu está ensolarado e logo tem a ideia de dar um passeio. Mas no caminho, o céu fica nublado e você começa a se lamentar por não ter verificado a previsão do tempo antes de sair de casa. Você até pode tentar voltar, mas as chances de não ser pego pela chuva e ficar completamente seco são mínimas.

Todo este transtorno ocorreu simplesmente porque você não foi proativo e não monitorou a previsão do tempo antes de tomar qualquer decisão. Este cenário é bem semelhante ao que ocorre no ambiente de TI de muitas empresas, em que os responsáveis não se importam em monitorar de maneira proativa os servidores e só promovem ações quando desastres impactam a infraestrutura e geram prejuízos para o negócio.

Abaixo, listamos as principais vantagens do monitoramento proativo para o ambiente de TI:

1. Rápida detecção e correção de problemas:

A primeira vantagem que os responsáveis pela área de TI obtêm com o monitoramento proativo é a capacidade de detectar antecipadamente os problemas que venham a ocorrer em servidores, serviços web, banco de dados e outros componentes importantes da infraestrutura. Assim, eles podem tomar medidas rápidas para corrigi-los, antes que gerem um impacto negativo em todo o ambiente.

2. Redução ou eliminação do tempo de inatividade:

Depois de ser descoberto, um desastre passa a ser foco dos profissionais e gestores do ambiente, que, juntos, agirão para contorná-lo o mais rapidamente possível. Isto reduz ou até mesmo elimina o tempo de inatividade, que, segundo a companhia Dunn & Bradstreet, é responsável por gerar US$ 46 milhões em prejuízos por ano para 59% das empresas listadas no ranking da Fortune 500.

3. Minimização dos prejuízos gerados pelo desastre:

Segundo um estudo realizado pela Emerson Network Power, as empresas chegam a perder algo em torno de US$ 5 milhões por minuto em um desastre. Todo esse prejuízo é gerado por diversos fatores, incluindo a redução do número de vendas, a perda de clientes e a queda na produtividade da equipe. Mas ao monitorar o ambiente de forma proativa, os profissionais podem minimizar esses prejuízos e evitar que a empresa seja impactada por eles.

4. Melhoria da qualidade dos serviços prestados:

Com o monitoramento proativo contínuo do ambiente, a empresa tem a possibilidade de deixar seus serviços disponíveis 24×7 para seus clientes. E quando possíveis desastres ocorrerem, os responsáveis poderão contorná-lo rapidamente, de maneira a não impactarem a experiência e a satisfação dos consumidores. Isso aumenta a reputação da empresa e a permite ganhar vantagens competitivas no mercado.

Sendo assim…

O monitoramento proativo do ambiente é fundamental para a empresa reduzir ou eliminar o tempo de inatividade da sua infraestrutura, minimizar os prejuízos gerados pelo desastre e, principalmente, melhorar a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes. Mas um monitoramento proativo eficaz, que gere resultados para o negócio, só pode ser feito através de ferramentas desenvolvidas para este fim. O Zabbix, por exemplo, é um software de monitoramento de rede e infraestrutura altamente eficaz que realiza ações automatizadas para corrigir problemas, como reiniciar um determinado serviço ou ativar um servidor de reposição. E se as primeiras ações não forem suficientes, ele executa outras e notifica os gestores do ambiente ou técnicos especialistas para contornarem o problema. Esta notificação talvez seja um dos principais benefícios do Zabbix. Assim que ocorre um evento que merece a atenção dos responsáveis, o software envia para eles uma mensagem via e-mail, Chat ou SMS. Assim, eles ficam cientes do problema e podem tomar decisões para contorná-lo a tempo, antes que gere prejuízos incalculáveis para o ambiente de TI e para a própria empresa. Por isso é tão importante! Diferente dos monitoramentos reativos, que apenas informam se um serviço está online ou não; com o monitoramento proativo é possível saber a probabilidade do serviço apresentar problema ou não, e em alguns casos, até prever quando ele vai dar problema. Além de monitorar, o Zabbix registra todas as infiormações e estas por sua vez, podem ser acessadas através de gráficos e relatórios; e seus alertas podem ser configurados a ponto se monitorarmos até a velocidade de carregamento de uma página web.

E então, ficou convencido de que precisa monitorar proativamente o seu ambiente?

Agora aproveite para entrar em contato conosco e saber mais sobre o nosso "Monitoramento Proativo de Ambientes" e se tiver ficado com alguma dúvida, estamos a disposição para esclarecer ela pra você!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

X

Informe seus dados de acesso a Central do Cliente nos campos abaixo:

E-mail de Acesso: *
Senha: *
X

Entre para nossa Lista VIP e Receba conteúdos semanalmente

^

Entre para nossa Lista VIP e Receba conteúdos semanalmente

  Clique Aqui

Nossos Clientes

+ de 1000 projetos e cases de sucesso utilizam nossa infraestrutura

Upinside Treinamentos Windersson Nunes Ocana Digital Agency Neppo - Soluções em TI Padre Fábio de Melo Diário de Olimpia Ceteb Felipe Neto

Parceiros

Juntos somos mais fortes! Parceiros que somam para entregarmos a excelência

cPanel
Lite Speed
CloudLinux OS
OVH - Innovation For Freedom
Imunify 360
CloudFlare