O que é e por que utilizar computação em nuvem?

Computação em nuvem ou cloud computing é a utilização de serviços de computação através da internet, como memórias e a capacidade de armazenamento. Os serviços realizados na nuvem podem ser acessados em qualquer lugar é necessário apenas ter dispositivos de entrada, por exemplo, mouse e teclado, além do dispositivo de saída, no caso o monitor.

Gustavo Luppi por Gustavo Luppi dia

O que é e por que utilizar computação em nuvem?

Lista VIP Rapid Cloud

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR

O que é e por que utilizar computação em nuvem?

Os serviços fornecidos pela computação em nuvem envolvem servidores, armazenamento, banco de dados, rede, software, análises e entre outras coisas que são realizadas pela internet.

As inovações tecnológicas fizeram a cloud computing ganhar mais popularização, e, consequentemente, mais pessoas utilizando esse serviço. Já que a computação em nuvem exclui aquela ideia de que para usar aplicativos temos que baixa-los no computador, pois o serviço fica disponível na internet e é de fácil acesso.

A computação em nuvem ganhou fama por essas características já citadas e também por que o usuário só precisa se preocupar em acessar para utilizar os serviços, e ao fornecedor fica o dever de cuidar de todas as tarefas de desenvolvimento, manutenção, atualização, armazenamento, backup e entre outros.

Classificações de Computação em Nuvem

A computação em nuvem pode ser segmentada em três tipos, IaaS (Infraestrutura como serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e SaaS (Solftware como Serviço).

A Infraestutura como Serviço, o IaaS, é o tipo mais básico da comunicação em nuvem pois o usuário tem a sua disposição uma porcentagem de serviços, como a infraestura de TI, servidores e máquinas virtuais, armazenamento além de redes e sistemas operacionais.

Outro tipo é a Plataforma como Serviço, PaaS, e é um serviço da cloud computing que fornece um ambiente na internet para que atender a demanda do usuário em serviços como testes, gerenciamento de aplicativos de software e entre outros. O PaaS foi desenvolvido para auxiliar os fornecedores na hora de desenvolver aplicativos de web de forma mais rápida, sem preocupação com a configuração, rede e banco de dados, armazenamento e outros.

Há ainda o Software como Serviço, SaaS, que é usado para disponibilizar aplicativos através da internet. Pelo SaaS as empresas que fornecem serviços de computação em nuvem hospedam e cuidam do aplicativo de software do usuário, sendo desse o trabalho apenas de se conectar pela internet e utilizar o navegador, seja pelo telefone, ou computador.

Quais os principais benefícios da Computação em Nuvem?

Vamos citar seis motivos pelos quais a cloud computing estão cada vez mais sendo aderidas por grandes organizações para realização de serviços.

Sendo o primeiro deles o custo, já que o uso da computação em nuvem exclui gastos desnecessários como a compra de hardware, software, instalação, eletricidade e consultas com especialistas de TI para ajudar no gerenciamento e entre outros.

Entre os benefícios da cloud computing está também a velocidade de setup inicial/implementação, e um dos motivos disso é que os serviços são fornecidos sob demanda para que até os que são em grandes quantidades possam ser feitos em apenas alguns minutos.

A escala global e a produtividade são benefícios da computação em nuvem que incluem a capacidade de dimensão do serviço e alcançar as metas através de uma produção mais rápida, acelerando a produção.

Há ainda a confiabilidade que garante a redução de custos de backup de dados, recuperação, e uma confiança que não permite espalhar os dados pela internet.

Fonte: Escola Linux

E você? Já usa Cloud em seus projetos? 

Além dos pacotes de Cloud Server defaults fornecidos pela Rapid, agora você também pode montar seu ambiente Cloud de acordo com sua necessidade, totalmente personalizado. Confira: http://bit.ly/cloudcustom

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

X

Informe seus dados de acesso a Central do Cliente nos campos abaixo:

E-mail de Acesso: *
Senha: *
X

Entre para nossa Lista VIP e Receba conteúdos semanalmente

^

Entre para nossa Lista VIP e Receba conteúdos semanalmente

  Clique Aqui

Nossos Clientes

Projetos e Construção de Cases nos mais diversos segmentos.

Upinside Treinamentos Windersson Nunes Ocaña Digital Agency Intelecto Padre Fábio de Melo Diário de Olimpia Ceteb